No processo de fusão entre duas empresas de serviços de crédito, Recursos Humanos esbarrou na unificação dos pacotes de benefícios. Apesar de terem custo semelhante, as opções eram bem diferentes entre si: uma tinha plano dental, outra, cesta básica; uma com medicamentos, outra não.

O objetivo era manter o valor investido, sem excluir os benefícios oferecidos, já que metade dos funcionários sentiria a perda.

A partir da atuação da 838 Soluções, com apoio da HuggardCaine Consultoria, foi realizado um estudo do que era oferecido por nível hierárquico e respectivos custos.

Neste caso, a implantação de benefícios flexíveis foi a melhor saída, porque possibilitou realizar a distribuição de pontos por nível, de modo que cada um pudesse escolher o mesmo pacote que possuía antes, evitando perdas.

Assim, os programas das duas empresas foram mantidos, sem alterar o custo, tornando o pacote ainda maior. E os funcionários puderam manter os mesmos benefícios ou aderir a opções mais atrativas, conforme suas necessidades.

Resultado: no primeiro ano da implantação de benefícios flexíveis, alguns colaboradores trocaram opções por pontos na conta corrente, sendo que 74% deles utilizaram esta verba para educação. Além de todos terem acesso à cobertura inicial, a empresa ainda obteve uma economia de 2,3% no ano, em relação ao cenário anterior.