Na 838 Soluções, nosso trabalho em gestão e implantação de benefícios flexíveis gira em torno de dados demográficos. E quando perguntamos se nossos clientes têm essas informações atualizadas, a maioria responde prontamente com percentuais de mulheres/homens, idade e número médio de dependentes.

Definitivamente, esses números já não dizem mais nada!

Assim como fazemos em Marketing com nossos clientes, é preciso traçar um perfil de funcionários: entender o que eles precisam, como se comportam, o que valorizam. Sem uma curva de distribuição, fica difícil identificar quem de fato está trabalhando para você.  Por exemplo, olhar as pessoas por grupos, função, idade. Saber quantos são casados sem dependentes, quantos têm dependentes e sua média de idade, onde residem, como gastam seu tempo e salário, com quem moram e quem sustentam.

Com a nova realidade familiar, as necessidades das pessoas se tornaram muito diferentes e é vital que se leve isso em consideração, se há o desejo real de manter seus talentos satisfeitos.

Por isso, o segredo para fazer com que seus benefícios se tornem um fator gerador de valor para a empresa é conhecer bem o seu público e respeitar a sua diversidade. E, a partir daí, buscar alternativas que possam promover o equilíbrio pessoal dentro e fora do trabalho, respeitando as particularidades de cada um.

Agora, você deve estar pensando: “Vamos gastar mais com isso!”. Não necessariamente. Claro que fazer todo esse levantamento não é fácil, e é até bom que você procure alguém especializado para isso, o que vai demandar um investimento pontual.

A questão é que, quando conhecemos nosso público de fato, ganhamos armas preciosas para usar melhor os recursos financeiros diante da realidade dessa população, o que gera mais resultados para todos.

Você pode desde optar em implantar benefícios flexíveis – que consideram todas as variações que citamos sem aumentar custo – como fazer ações simples, mas que geram muito reconhecimento.

Quer um exemplo? Uma empresa de telemarketing, que fez bem sua lição de casa sobre seu público interno, criou um pacote de facilidades para as mães, que abrange o período de férias, início das aulas escolares e até o aniversário das crianças. O programa envolve desde descontos atrativos e mimos, como um kit festa infantil bancado pela companhia a um custo muito baixo. Algo que parece pouco, mas que mantém o turnover reduzido e estável, mesmo com uma faixa salarial abaixo do mercado.

Traçar perfis de colaboradores para benefícios pode ajudar também a fazer uma melhor gestão do seu pacote, evitar gastos desnecessários, facilitar a criação de políticas específicas, sem contar sua utilidade para as demais áreas de Recursos Humanos. Mas isso é tema de uma nova conversa ;).

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